Hospital Unimed Volta Redonda avança com cirurgia robótica e amplia programa de transplantes

O Hospital Unimed Volta Redonda comemora 14 anos de atuação, trazendo inovações que elevam ainda mais a qualidade do atendimento aos pacientes. Entre os destaques está o programa de cirurgia robótica, iniciado em maio, que já se aproxima da marca de 50 procedimentos e deve ultrapassá-la em outubro.

Vitório Moscon Puntel, presidente da Unimed Volta Redonda, ressalta que esse investimento demonstra o compromisso da cooperativa em oferecer o que há de melhor na medicina. “Hoje, nosso parque tecnológico está ao nível de grandes centros, no Brasil e no exterior. O hospital é motivo de orgulho para a cidade”, comemora, mencionando os investimentos contínuos na capacitação de colaboradores e médicos para garantir assistência segura e de qualidade.

A aquisição do robô cirúrgico Versius trouxe avanços importantes, especialmente no tratamento de pacientes oncológicos e em cirurgias urológicas e digestivas. Além de aumentar a precisão e reduzir complicações, a tecnologia diminui o tempo de internação.

Em agosto, foram realizadas as primeiras cirurgias bariátricas com o robô, incluindo um procedimento em uma paciente de 30 anos com o maior IMC já registrado em cirurgias com a plataforma Versius no mundo. A paciente, sem dores após a operação, recebeu alta em 48 horas. Esse nível de recuperação seria impossível com técnicas tradicionais, fruto da combinação entre tecnologia e capacitação.

O Hospital Unimed Volta Redonda é o único no Rio de Janeiro a possuir o robô Versius, presente em apenas oito hospitais no Brasil.

Aumento da oferta de transplantes e tratamentos de alta complexidade

Os investimentos em procedimentos complexos abrangem ainda cirurgias cardíacas pediátricas e adultas, além de uma linha de cuidado completa para pacientes oncológicos, desde o diagnóstico até o tratamento e cuidados paliativos.

A unidade também vem ampliando a oferta de transplantes. Habilitada para realizar transplantes de medula óssea desde 2012, já realizou 111 procedimentos, além de dois transplantes músculo-esqueléticos, 10 de fígado e 4 de rins, iniciados em 2023 e 2024. “Queremos expandir nosso programa de transplantes e, no futuro, realizar transplantes cardíacos. Sabemos que quanto mais procedimentos oferecermos, mais vidas salvaremos, além de fortalecer a cultura de doação de órgãos no Sul Fluminense”, pontua Vitório.

Outro destaque é a ampliação do acesso a tratamentos de alta complexidade na própria cidade, evitando que os moradores precisem buscar atendimento fora. “Desde o início, nosso objetivo foi facilitar a vida dos volta-redondenses. Antes, eles tinham que ir à capital ou até para outros estados em busca de serviços mais especializados. O hospital transformou essa realidade”, enfatiza.

Atendimento a pacientes do SUS

Em parceria com o poder público, a Unimed iniciou um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde para realizar cirurgias cardíacas pediátricas em pacientes do SUS. Desde fevereiro de 2022, já foram feitas 34 cirurgias, incluindo uma correção de má formação cardíaca em um bebê de 28 dias.

Vitório destaca que a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde valorizou ainda mais o hospital. “Essa cooperação é um reconhecimento da excelência do nosso atendimento. Se não cuidássemos bem dos pacientes, esse acordo não teria sido concretizado”, afirma.

Certificações como a ONA Nível 3, o selo máximo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o nível 6 da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e o Palc (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) comprovam os rigorosos padrões de qualidade e segurança seguidos pelo hospital. “Isso só é possível graças à competência e ao cuidado de nossos colaboradores e médicos, que se dedicam para oferecer a melhor experiência ao paciente e seus familiares”, elogia.

Reconhecimento internacional

O reconhecimento do Hospital Unimed Volta Redonda também vem do exterior: a unidade é o único hospital fora da Região Metropolitana do Rio a figurar entre os 100 melhores hospitais do Brasil, segundo o ranking World’s Best Hospitals, da revista norte-americana Newsweek. Atualmente, ocupa a 78ª posição, mas Vitório acredita que a unidade pode conquistar colocações ainda mais altas. “Continuaremos trabalhando e investindo para oferecer serviços cada vez melhores”, finaliza.

Fonte: Saúde Business