A Porto divulgou, nesta terça-feira (13/08), os resultados da companhia no segundo trimestre de 2024, que apresentaram aumento de receitas nas suas quatro verticais de negócios (Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço) em comparação com o mesmo período de 2023. Houve crescimento de 13,6% da receita total, atingindo R$ 9 bilhões, enquanto a receita acumulada do primeiro semestre alcançou 17,6 bilhões, um aumento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expansão de receitas tem sido impulsionada pela ampliação do número de clientes, que totalizou 17,7 milhões ao final do período.
O lucro líquido do trimestre foi de R$ 584 milhões, com impacto de R$ 87,2 milhões relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul e de 19,4 milhões referentes ao efeito da rolagem de títulos de renda fixa. Excluindo estes efeitos, o lucro líquido do período teria sido de R$ 690,6 milhões. No primeiro semestre, o lucro líquido superou R$ 1,2 bilhão, um aumento de 21,3% em comparação à primeira metade de 2023, mesmo considerando os impactos das enchentes no período. Estes resultados levaram a um ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) de 18,5% no segundo trimestre de 2024 e de 19,5% no primeiro semestre de 2024.
O retorno sobre as aplicações financeiras (excluindo previdência e rolagem de títulos) geridas pela tesouraria da Porto foi de R$ 224,7 milhões no segundo trimestre de 2024, o que representa uma rentabilidade equivalente a 69,3% do CDI, impactada pelo desempenho em renda fixa indexados à inflação e pré-fixados (MTM), renda variável e multimercados. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado financeiro foi 48,3% menor, atingindo R$ 167,0 milhões.
O índice de eficiência operacional, que leva em consideração a soma das despesas administrativas em relação à receita total, alcançou 11,7% no segundo trimestre do ano, registrando um aumento de 0,3 pontos percentuais. No acumulado do primeiro semestre, o índice de eficiência foi de 11,6%, apresentando uma melhora de 0,5 pontos percentuais em detrimento ao primeiro semestre de 2023, decorrente dos ganhos de produtividade observados no período.
Presença digital
A Porto registrou 65 milhões de interações e atendimentos digitais no segundo trimestre do ano e 56% dos acionamentos para serviços de carro ou residência do período foram feitos por meio do App Porto e do WhatsApp (carro e residência). Além disso, alcançou ainda a marca de 3,4 milhões de usuários no App.
Porto Saúde
Na Porto Saúde, as receitas expandiram 50,2% no segundo trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 1,6 bilhão no trimestre, alavancadas pela continuidade de um crescimento significativo nos prêmios do Seguro Saúde (cerca de 53,8%), com incremento de 144 mil vidas (+31,3% em relação ao segundo trimestre de 2023), totalizando 606 mil beneficiários no período.
O Índice Combinado da Porto Saúde melhorou 3,5 pontos percentuais, alcançando 96,2% no trimestre, decorrente principalmente da redução da sinistralidade em 3,2 pontos percentuais em comparação ao segundo trimestre de 2023, atingindo 79,4% no período. Tudo contribuiu para o aumento de 169,9% no resultado recorrente trimestral da unidade de negócio.
Os ganhos com os novos produtos, o avanço na verticalização virtual, as adequações tarifárias e as ações para redução de fraudes colaboraram para a melhora da sinistralidade, mesmo diante do aumento nos sinistros relacionados com doenças respiratórias e dengue.
Novas iniciativas da companhia
A Porto segue avançando em iniciativas em todas as suas frentes, como a revisão do portfólio de seguros Auto para aprimorar a personalização das ofertas e o recente lançamento do Porto Bairro, que oferece seguro Saúde para 10 bairros da cidade de São Paulo, através de planos microregionais, hospitais e laboratórios de referência com custo acessível e atendimento de qualidade. Além disso, houve distribuição da nova interface do App Porto com o objetivo de fortalecer a interação do cliente com todo o ecossistema da empresa, incentivando o autosserviço, cross-sell e up-sell.
Reconhecimentos
Por fim, a Porto cresceu 14% em valor de marca no ranking das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas” da Interbrand, atingindo R$ 1,1 bilhão, e se manteve pelo segundo ano consecutivo na 16ª posição. Já a qualidade dos serviços prestados pelas unidades de negócios vem sendo reconhecida pelos clientes, com índices de NPS (Net Promoter Score) de 81 pontos no seguro Auto, de 80 pontos no seguro Residência e 71 pontos do Cartão de Crédito Porto Bank.
Principais destaques do 2º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023
• Receita Total: R$ 9,0 bilhões (+13,6%)
• Receita Porto Seguro: R$ 5,2 bilhões (+3,6%)
• Receita Porto Saúde: R$ 1,6 bilhão (+50,2%)
• Receita Porto Bank: R$ 1,4 bilhão (+23,5%)
• Receita Porto Serviço: R$ 635,9 milhões
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