ANS divulga 1º trimestre/2024 do Monitoramento da Garantia de Atendimento e suspende comercialização de nove planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta quinta-feira (04/07), o resultado do 1º trimestre/2024 do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Nele, são listados os planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações de usuários sobre a cobertura assistencial.

Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 9 planos de duas operadoras devido a queixas registradas no primeiro trimestre deste ano. A proibição da venda começa a valer no dia 9 de julho.

Os planos suspensos são:

Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acré, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima

  • UNIVIDA COLETIVO POR ADESAO – APTO
  • UNIVIDA COLETIVO POR ADESAO – ENFERM
  • UNIVIDA COLETIVO POR ADESÃO – ENFERM C COP
  • UNIVIDA COLETIVO POR ADESÃO – NACIONAL – ENFER – COP
  • UNIVIDA EMPRESARIAL III – APTO

Santo André Planos de Assistência Médica Ltda.

  • DIAMANTE
  • MEDICAL IND 200
  • PRIME 400
  • Rubi

Ao todo, segundo a ANS, 14.063 usuários dos planos ficarão protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento. A restrição não atinge os contratos já vigentes.

A agência também divulgou uma lista com planos que já estavam suspensos por outros motivos, mas que também foram suspensos pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento neste primeiro trimestre. Clique aqui para ver.

Sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.

As operadoras reiteradamente com pior resultado são avaliadas e para aquelas que apresentam risco à assistência à saúde são identificados os planos que terão o ingresso de novos beneficiários vedado temporariamente.

A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.

Recentemente, a ANS aprovou um ajuste no indicador do Monitoramento da Garantia de Atendimento, clique aqui e saiba mais sobre.

Fonte: ANS