Planos de saúde registram recorde puxado por vagas formais de empregos, diz estudo

Os planos de saúde médico-hospitalares bateram recorde de beneficiários em agosto deste ano, com 51,4 milhões de pessoas vinculadas ao serviço. É o que mostra um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O aumento, ainda de acordo com o estudo, foi puxado principalmente pelos planos coletivos empresariais, que totalizam 36,7 milhões e representam a maior parte dos contratos.

Essa modalidade cresceu 3,4% entre agosto de 2023 e o mesmo mês deste ano —o equivalente a 1,2 milhões de novos vínculos. O aumento deste tipo de contratação está diretamente relacionado com a criação de empregos formais.

Dentro deste grupo, os setores de serviços, comércio e indústria, historicamente, são os que mais oferecem planos de saúde aos seus funcionários.

“Os planos coletivos empresariais respondem por 71% dos beneficiários, ou seja, têm um peso muito grande, que influencia bastante no total geral de vínculos. Portanto, enquanto a economia estiver reagindo com saldo positivo de empregos formais, a tendência será de crescimento para esse tipo de plano e do setor como um todo”, diz o superintendente-executivo do IESS, José Cechin.

Fonte: Folha de S. Paulo