• Leia também: dr.consulta e outras quatro empresas se reúnem em associação para ganhar eficiência e ampliar mercado
Em uma estratégia voltada para ampliar o acesso à saúde de qualidade, a dr.consulta, plataforma brasileira de gestão de saúde com origem em Heliópolis, São Paulo, anuncia o lançamento de uma nova abordagem para o mercado B2B: o dr.consulta Empresas. Focada em pequenas e médias empresas, a nova vertical busca enfrentar os desafios de proporcionar benefícios de saúde de qualidade tanto para empregadores quanto para funcionários.
Após registrar um crescimento de 16% na receita em 2023, impulsionado por um aumento de 120% na emissão de cartões de benefícios de saúde, a dr.consulta investiu cerca de R$ 20 milhões no lançamento e reposicionamento de sua marca. Esse investimento visa implementar um novo modelo de saúde primária, que combina uma rede integrada com o uso de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias para melhorar a experiência dos pacientes e promover o crescimento dos negócios.
Massanori Shibata Jr., CEO da dr.consulta, afirma:
“dr.consulta nasceu com a missão clara de cuidar da saúde de todos e gerar um impacto positivo no mundo. Desde 2011, nos reinventamos diariamente, e agora, mais uma vez, reafirmamos a necessidade de ir além das consultas tradicionais, oferecendo um cuidado contínuo e personalizado que foca na prevenção e acompanha as pessoas em todas as fases da vida, não apenas quando estão doentes.”
Três pilares que promovem a saúde
Nesta nova fase, a empresa estruturou sua estratégia em três pilares principais que promovem a saúde e incentivam a autonomia dos pacientes no autocuidado e autoconhecimento, sempre com o apoio da dr.consulta. São eles: “Saúde como Movimento”, que encoraja hábitos saudáveis como parte do estilo de vida; “Saúde como Coletividade”, reforçando que o cuidado com a saúde é uma responsabilidade compartilhada; e “Saúde como Conhecimento”, oferecendo ferramentas personalizadas e informação de qualidade para estimular o cuidado contínuo com a própria saúde.
Paulo Yoo, diretor de Ecossistema e Inovação, destaca:
“Para aproximar as pessoas da medicina preventiva, precisamos mostrar que a atenção à saúde começa em casa, com hábitos diários de autocuidado, e se estende às relações coletivas. Ao conectarmos todos esses pontos e oferecermos suporte por meio de tecnologias de ponta e informações acessíveis, garantimos um acompanhamento contínuo do bem-estar de nossos pacientes.”
dr.consulta Empresas: um novo caminho para escalar o acesso à saúde
Para fortalecer seu compromisso de garantir que a saúde de qualidade seja um direito acessível a todos, o dr.consulta Empresas coloca a atenção primária no centro de sua estratégia, atendendo às expectativas de empregadores e colaboradores brasileiros com uma abordagem de assistência contínua, sem comprometer a saúde financeira das empresas.
Essa iniciativa responde a uma demanda crescente no mercado de saúde, onde a atenção primária é estimada como capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. Com um ecossistema integrado e o uso avançado de tecnologia de dados, o dr.consulta Empresas busca conhecer e cuidar melhor de seus pacientes, tanto nos serviços de saúde quanto no atendimento.
Ao direcionar seus esforços para o mercado B2B/PJ, o dr.consulta Empresas visa alcançar cerca de 100 mil empresas na região metropolitana de São Paulo que ainda não oferecem benefícios de saúde aos seus colaboradores.
Além disso, a marca se propõe a proporcionar uma experiência única e personalizada aos seus clientes, estendendo o cuidado com a saúde além do atendimento médico. Essa jornada começa antes mesmo do agendamento, com uma equipe multidisciplinar dedicada à saúde do paciente, apoiada por dados estruturados, autocuidado e autoconhecimento. O ecossistema de serviços inclui pronto-atendimento online, telemedicina, exames, odontologia e tratamentos a preços acessíveis, garantindo um acompanhamento contínuo para promover uma vida mais saudável.
Colaboração com outros agentes do setor
Esse movimento marca um novo momento no setor, com ênfase na ampliação do conhecimento e do acesso à medicina preventiva, visando uma rotina mais saudável e focada na qualidade de vida, em parceria com aliados estratégicos.
Shibata afirma:
“Sabemos que apenas unindo forças com outros agentes do setor será possível descobrir novos caminhos e soluções de valor para toda a cadeia. Por isso, estabelecemos uma aliança com a Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e Secundário (Anebaps), reforçando nosso compromisso com o acesso e a inovação, para oferecer a melhor experiência a nossos clientes B2C e B2B.”
Essa colaboração busca criar novas soluções acessíveis de cuidado e bem-estar, alinhadas ao cenário econômico e social do Brasil, de forma integrada e robusta.
Sobre o serviço de assinatura do dr.consulta Empresas
O serviço de assinatura do dr.consulta Empresas inclui consultas em mais de 60 especialidades, 30% de desconto em mais de 3.500 exames, pronto-atendimento e telemedicina em mais de 20 especialidades, procedimentos odontológicos, cirurgias em hospitais parceiros, linhas de cuidado para gestantes e pacientes com doenças crônicas, acesso a 29 centros médicos na Região Metropolitana de São Paulo, e a possibilidade de agendamento de consultas e exames no mesmo dia.
O dr.consulta Empresas também oferece um serviço de atendimento voltado para diferentes perfis de Recursos Humanos, proporcionando apoio por meio de tecnologia e inteligência de dados. Esse modelo preventivo permite que o setor de RH acompanhe a saúde de toda a sua população por meio de um ecossistema integrado de atenção primária, oferecendo um conhecimento aprofundado sobre as empresas e suas equipes.
Reposicionamento de marca estruturado
Para marcar seu novo momento de reinvenção, o dr.consulta lançou o mote “doutor em cuidar de você”, destacando que “consulta é muito mais que atendimento médico”, refletindo a forma como a empresa cuida de seus pacientes. Esse novo posicionamento se concretiza na renovação dos centros médicos e na modernização do modelo de conexão entre pessoas e serviços, incluindo a implementação de self check-in, novas áreas de conteúdo digital e espaços de convivência, com o objetivo de criar jornadas mais acolhedoras.
Resgatando sua essência, a marca revisitou suas expressões, ajustando a linguagem verbal e visual para se conectar melhor com seu público, colocando-o como protagonista de sua história. Para isso, uniu-se a parceiros alinhados com seu propósito, como Eris Colors (Erik Gonçalves), fotógrafo da comunidade de Pimentas que trabalha com um casting de pessoas reais, e a Digital Favela, agência especializada em influenciadores comunitários.
Gabriela Zaninetti, diretora de Growth e Marketing do dr.consulta, afirma
“Conhecendo profundamente nosso público e clientes, sabemos quais ações de marketing de impacto podem contribuir com nosso propósito de promover o acesso à saúde. Ter pessoas que vivem a realidade das comunidades ao nosso lado é a certeza de que estamos levando conteúdo autêntico e cheio de conexão para todos.”
Reconhecendo a origem do dr.consulta e de seus clientes, essa parceria permite que a comunicação e as ações da marca sejam genuínas, respeitem e valorizem o público, construindo relações de confiança, acolhimento e aprendizado.
Fonte: Saúde Business