Rede D’Or inaugura primeira UTI Pulmonar privada em São Paulo

A Rede D’Or inaugurou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pulmonar privada do Estado de São Paulo, localizada no Hospital São Luiz Jabaquara, na zona Sul da capital. Esta unidade, dedicada exclusivamente a pacientes com doenças respiratórias complexas, inicia suas operações com oito leitos, posicionando-se como referência para casos graves e de alta complexidade em toda a rede. 

André Albuquerque, Coordenador de Pneumologia da Rede D’Or SP e um dos responsáveis pelo projeto, explica:

“A UTI Pulmonar é voltada para casos de alta complexidade, como enfisema grave, doença pulmonar fibrosante, hipertensão pulmonar ou pneumonias severas que resultem em insuficiência respiratória.”.

Além de pacientes com condições respiratórias complexas, a unidade está equipada para cuidados pós-operatórios complexos, incluindo cirurgias de alto risco para tumores pulmonares e cirurgia robótica para tratamento de enfisema. A UTI também conta com tecnologias avançadas, como a ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), essencial para pacientes com comprometimento pulmonar severo. Este equipamento, que ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19, funciona como um pulmão artificial para pacientes com falência respiratória.

Equipe multiprofissional especializada 

Eduardo Borges, Coordenador do serviço, fala sobre um dos diferenciais da nova UTI, que é sua equipe multiprofissional especializada:

“Nosso objetivo é oferecer o melhor tratamento aos pacientes com doenças respiratórias graves, com uma estrutura de ponta e uma equipe assistencial diferenciada, composta pelos melhores especialistas, incluindo médicos, fisioterapeutas e enfermeiros capacitados e treinados.”

Programa de medicina de alta complexidade

A inauguração da UTI Pulmonar no Hospital São Luiz Jabaquara faz parte de um programa mais amplo da Rede D’Or, que é o maior grupo privado de saúde do Brasil. Este programa foca na medicina de alta complexidade, incluindo transplantes pulmonares. Recentemente, o Dr. Tiago Machuca, renomado especialista brasileiro anteriormente atuando nos Estados Unidos, juntou-se à equipe da Rede D’Or para coordenar o programa de medicina respiratória de alta complexidade e transplante de pulmão no Brasil. 

“Acreditamos que essa UTI respiratória seja um passo fundamental para que nosso programa de alta complexidade traga resultados significativos e se torne uma referência nacional”, conclui Dr. Albuquerque. 

Fonte: Saúde Business